Recentemente a Isa completou 1 ano. 1 ano se passou desde que dei à luz uma menina linda e nossa vida aqui em casa mudou drasticamente. Ao mesmo tempo que parece que faz 10 anos, também parece que foi ontem. Quando refleti sobre este tempo, senti o desejo de registrar 12 lições aprendidas nestes 12 meses sendo mãe.
São 12 lições porque no primeiro ano de vida o bebê muda muito de um mês para o outro e por isso cada um deles me marcou de uma forma bem específica.
- Não subestime os primeiros dias, eles serão terríveis e lindos de forma que você dificilmente viveu ou viverá em outra situação. Cristo está contigo!
- Amamentar pode ser desafiador. Pode acontecer de você não conseguir, pode ser que você também não queira amamentar. Informe-se e decida por si, faça o melhor para que seu bebê e você fiquem bem! Cristo está contigo!
- Sempre que sentir que está muito irritada com seu filho, ainda que ele esteja chorando sem controle, coloque-o em um lugar seguro, ou peça para alguém pegá-lo, respire fundo, conte até 10 ou beba água, lembre-se que ele é só um bebê, ele não tem outra forma de se comunicar que não seja chorando. Cristo está contigo!
- Dê ao seu marido a oportunidade de criar vínculo com o bebê! Lembre-se que ele é diferente de você e está passando por um processo de transformação diferente (não inferior) do seu. Lembre-se que ele está aprendendo a ser pai, assim como você está aprendendo a ser mãe. Cristo está contigo!
- Não seja rígida na rotina ou produtividade! Espere o tempo que puder para voltar às atividades profissionais. Aproveite seu bebê, o convívio familiar e tente descansar e se alimentar sempre que possível. Cristo está contigo!
- Leia a Bíblia e ore! Se não conseguir se sentar e ler a Bíblia, ouça-a! Ouça a Bíblia ao lavar a louça, enquanto amamenta, no carro indo ao pediatra. E ore! Ore no banho, ore enquanto nina seu bebê, ore em todo o tempo. Cristo está contigo!
- Se puder, faça terapia. Você não precisa estar doente para buscar um terapeuta. Ele pode te ajudar a amadurecer, a entender melhor esta fase do puerpério. O terapeuta é alguém que poderá escutar todas as suas frustrações e preocupações sem julgamento. Cristo está contigo!
- Tudo passa. Quando a Isabel nasceu, eu tinha uma sombra nos olhos. Parecia que a minha vida nunca mais seria algo além de fraldas, hora de sono e amamentação. Acho que muitas mães compartilham essa experiência… Conforme a Isa foi crescendo comecei a perceber que tudo muda muito rápido. Tudo passa! Cristo está contigo!
- Rotina não é horário, é sequência de eventos. Não se preocupe com horários rígidos nos primeiros meses, faça rituais (sequência de eventos) em momentos chave. Primeiro despertar do bebê de manhã, ou na hora do banho relaxante de noite. Cristo está contigo!
- Leia e estude o que puder sobre criação de filhos, mas lembre-se que a vida não é exata. As coisas não vão sair exatamente como nos livros, mas você terá conhecimento para recalcular a rota. Cristo está contigo!
- Proporcione um ambiente de paz para seu filho. Paz não é silêncio, casa com criança não é silenciosa hahaha, mas dentro de suas possibilidades, não deixe que gritarias, poluição visual, sonora, sejam parte do dia a dia. Um bebê deve crescer em um lugar onde haja segurança e amor. Cristo está contigo!
- Se você é uma pessoa muito ocupada, pode ser que você sinta que não consegue dar muita atenção para seu filho. Pense então em brincar com ele de dois a três momentos do dia: Logo que ele acorda, após o jantar ou ao retornar da creche e antes de colocá-lo para dormir. Cristo está contigo
Como você pode ver, cada mês que passou aprendi algo novo, mas uma antiga verdade sempre me acompanhou e ainda me acompanha: Cristo está comigo!
Em Mateus 28:20, quando Jesus se despede de seus discípulos, ele dá a eles uma ordem, uma responsabilidade, mas também dá uma mensagem de esperança: “e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” Mt 28:20b
E eu levo esse versículo em meu coração porque ele me trás a esperança de que não importa o quanto pareça que estou sozinha, Cristo está comigo. Esta é a lição mais valiosa de todas.








Deixe um comentário